Histórico do curso Estudos Autônomos
A Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, e postula a integração e articulação de três componentes:
- A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga);
- A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
- A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.
- Introdução à educação digital (40h),
- Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h),
- Elaboração de projetos (40h).
Inicialmente realizados nos próprios NTE/M´s, à medida que o acesso à tecnologia expandiu-se nas escolas, como resultado do próprio programa ProInfo Integrado, criaram-se as condições para que estes cursos de formação passassem a lá acontecer. O acesso à tecnologia - aliado ao fato de que novos jovens professores já chegam à escola sabendo como utilizá-las - trouxe mais autonomia ao processo da inserção pedagógica destes recursos nas instituições de ensino fundamental e médio de todo o país.
Além disso, ao considerar ainda o fato de que os materiais destes cursos têm sido bastante bem recebidos e avaliados, criou-se a perspectiva de democratizar o acesso aos mesmos, ampliando assim o alcance da formação e fomentando processos de autogestão, com a formação de grupos de estudo nas comunidades escolares. Daí surgiu esta iniciativa de remodelar tais cursos em uma proposta de Estudos Autônomos, disponível a todos os profissionais da educação por meio do Portal do Professor – MEC, na Internet.
A proposta, além de buscar dar mais ênfase à instrumentação para a produção de documentos em mídias visuais e sonoras, integra também a inclusão de um módulo focado na temática “Redes de aprendizagem” (Módulo 3), que tem por fim proporcionar melhor aproveitamento dos recursos e possibilidades educativas existentes no próprio contexto no qual a proposta se insere – o Portal do Professor.
Objetivos do Curso
O curso Estudos Autônomos tem como objetivos principais:- Promover a inclusão digital de professores, gestores escolares e comunidade escolar em geral;
- Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação;
- Contribuir para processos de conscientização dos agentes da educação em relação ao seu papel como sujeitos na transformação das práticas de uso das tecnologias digitais no cotidiano escolar;
- Estruturar uma metodologia de estudos autônomos acessível aos professores, gestores e demais interessados na integração de mídias e tecnologias ao processo educativo;
- Fomentar a criação de grupos de estudo locais, nas escolas dos participantes, promovendo debates, reflexões, intervenções e aprimoramentos no uso das tecnologias digitais em suas comunidades escolares;
- Valorizar e reestruturar a articulação com espaços de formação já instituídos, de modo a fomentar e ampliar a realização de projetos de informática educativa (Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs e NTMs).
Organização curricular dos Estudos Autônomos
1 – Módulos: os mundos do curso
Basicamente, os Estudos Autônomos constituem-se num conjunto de três módulos, que por sua vez foram divididos em unidades. Cada módulo é um verdadeiro “mundo” com cenários, desafios e interações próprios. Observe a estrutura:2 – Unidades: as divisões do mundo
As unidades são as partes de um módulo. Como foi possível observar, a sequência hierárquica do curso é “Módulo > Unidade > Atividade”. Tanto os professores que elaboraram os conteúdos do curso quanto a equipe de produção que planejou e implementou todo esse universo digital desejavam que você, professor-estudante, sentisse alegria, bem como vontade de estudar e aprender durante todo o processo. Sua dedicação e motivação serão essenciais.Cada unidade possui quatro níveis, ou planos, de mundo: subsolo, superfície, céu e universo. Dessa forma, a navegação dentro da unidade é vertical. Observe a seguir, na figura:
Esses planos de mundo são metáforas que representam a natureza das atividades de uma unidade. De forma mais detalhada, podemos dizer que as atividades acessadas a partir do subsolo apresentarão conceitos básicos e darão suporte a outras experiências dentro do curso.
Na superfície estão as atividades que lhe instruirão sobre o uso das tecnologias, principalmente. É um ambiente de prática.
Já o céu é o local para explorar as atividades de solicitarão a produção de resumos e a reflexão sobre a prática.
Por último, as atividades do universo fazem a conexão com os outros mundos: conteúdos externos ao curso, como sites de vídeos. Neste ambiente, você analisará outros contextos e experiências.
3 – Atividades: o local dos conteúdos!
Cada unidade está dividida em um número variado de atividades. No início de cada atividade, o personagem animado Pitaco aparecerá na tela com um resumo das ações a realizar.As atividades são dos mais variados tipos: em algumas, você precisará apenas assistir a vídeos com intuito de análise e reflexão. Outras, no entanto, solicitarão que você elabore textos e dinâmicas com seus próprios alunos em sala de aula. Você, professor-estudante, tem liberdade para fazer as atividades na ordem que desejar, no entanto, aconselhamos que você as realize na ordem pré-estabelecida. Assim, você compreenderá mais facilmente e evolução dos conceitos. As atividades ficam espalhadas pelos quatro planos da unidade: subsolo, superfície, céu e universo.
Para acessar cada uma das atividades, basta clicar com o cursor do mouse nos ícones animados que aparecem no cenário. Você perceberá que, em boa parte delas, será necessário escolher um “perfil de estudante”: Grupo, Sozinho ou Visitante. Conheça melhor cada perfil:



site acessado - 19/05/2015 : http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod88739/sobre.html
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