sábado, 9 de maio de 2015

Redes de Aprendizagem

O Ministério da Educação, por meio da extinta Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo – e postula a integração e articulação de três componentes:
a. a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga); e
b. a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
c. a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.
Assim, surgiu o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado –, que tem como objetivo central a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a. a promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral; e b. a dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

O ProInfo Integrado congrega um conjunto de processos formativos, entre eles os cursos: “Introdução à Educação Digital”, “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” e “Elaboração de Projetos”. Lançados em 2008, esses cursos foram reeditados e revisados em 2009.
Na reedição que aqui se apresenta, fez-se uma revisão de conteúdos que contempla o contexto atual da inserção de tecnologias na escola: a ampliação do acesso e da conectividade, a disponibilidade de novos dispositivos e aplicações e, por fim, a necessidade de maior ênfase na apropriação curricular das TIC e da reflexão sobre o impacto das novas mídias sociais nas escolas. Esse último aspecto levou à inclusão de mais um Curso aos já existentes – o Curso de “Redes de Aprendizagem”. Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

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